Desde a última quinta-feira do ano passado, os policiais militares, bombeiros e agentes do Rondo estão de greve aqui no Ceará. Bem, eu não sabia disso até a virada de ano, pois percebi isso com policiais da Força Nacional cuidando da cidade durante as festas até hoje. Mas a situação agora é muito tensa: todos estão permanecendo dentro de casa, quase todos os comércios estão fechados e já ocorreram alguns arrastões (assaltos coletivos e rápidos) pela capital e alguns municípios adjacentes. Caramba, 2012 começou "super bem" no setor Segurança, né? Eu saí hoje de manhã, fui para o CUCA onde esperava continuar as aulas de violão, mas o professor não apareceu. Meu namorado me ligou á tarde avisando que não estava no trabalho, e sim em casa, pois o CUCA também fechou. Será que uma guerra maior está pra começar? Alguns helicópteros passaram por aqui, o meu bairro fica bem perto de um dos maiores focos de violência da cidade. Vários supermercados da cidade foram invadidos e saqueados, o centro da cidade também estava "deserto", com o exército para proteger de novas invasões.
Uma coisa intrigante é que na segunda-feira(2) eu estava andando pela avenida onde ocorreu um dos arrastões, um pouco antes (ou depois) do fato. Como uma avenida comercial, estranhei muito ver as lojas fechadas, estava tudo calmo. Vi alguns policias armados mas não consegui perceber mais nada. Quando cheguei em casa no início da noite, ouvi muitos tiros ao longe. Eu realmente escapei por pouco! Os motoristas de ônibus estão ameaçando parar de trabalhar também, pois a insegurança é grande. A qualquer momento pode acontecer de novo! A greve acontece porque estão pedindo reajuste de salário e de tempo de jornada de trabalho. O Ceará pode está entrando em estado de sítio! Estou acompanhando as notícias e ficarei dentro de casa o quanto necessário durante isso tudo.
É incrível como os bandidos aproveitam a situação da greve de policiais para aprontar, e de um jeito tão caótico. Ouvi comentários que aqui está ficando como no Rio de Janeiro, bem, acho possível pois depois da "pacificação" de lá, a violência veio pra cá! É ruim de saber que algumas pessoas que conheço estão por aí, também correndo risco. Tenho amigos que moram nos bairros perigosos e estou preocupada. Ontem eu saí no fim de tarde pra casa de um amigo aqui perto e lá conversamos sobre os últimos acontecimentos, voltei logo para casa e resolvi me distrair com a televisão, não vendo os noticiários, mas assistindo "Diários de um Vampiro".
Já hoje de manhã, meu namorado ligou e avisou que as coisas estavam normalizando e ele estava na aula que não fui. Amanhã eu já poderei sair de casa e tentar votar a minha rotina, porém sem usar celular e bicicleta nas ruas por enquanto. As últimas notícias são de que o governo fez acordo com os policiais e eles devem parar a greve. Mas algo bem irônico é que no Facebook e no Twitter, as pessoas já comentaram e discutiram bastante sobre o assunto, fazendo até piadas! Hoje em dia as notícias se espalham muito rápido mesmo. E mais que tudo, isso foi uma prova de que o Governo cearense está indo de mal a pior. Depois do desrespeito com os professores ano passado sei que tenho mais motivos pra reclamar...
Saiba mais
Andamento atual
*escrito nos dias 3 e 4 de janeiro de 2012. Depoimento verídico de quem realmente sentiu a tensão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário