sábado, 28 de julho de 2012

Tema: "O orgulho nacional ainda tem lugar no mundo contemporâneo?"

É sabido que uma nação é composta inicialmente de território, povo e governo, e consequentemente de cultura e símbolos nacionais. Com a globalização cada vez mais forte, hoje é preciso se diferenciar cada nação quanto a sua originalidade.
Ter orgulho nacional é valorizar a si mesmo como cidadão, é reconhecer as coisa boas e ruins de seu pais e saber desempenhar seu papel nele. Toda cultura tem valores a serem preservados e sobreviverem na história.
A humanidade deve se renovar, as as referencias do passado são importantes para saber o que deve ou não se aproveitado. O respeito mútuo das nações é fator determinante neste progresso e a interculturalidade atual dará bases sadias para as próximas gerações.
Os elementos como bandeira, brasão e hino nacionais são importantes, pois caracterizam um país nos Jogos Olímpicos, por exemplo. Não deve haver xenofobia, pois não existem hinos mais bonitos ou bandeiras mais feias, cada elemento é único no mundo.
Entretanto, as fronteiras não podem ser esquecidas, já que as interações podem ser de cooperação ou competição. Todos os países compartilham o mesmo planeta, por isso o direito de ir e vir e o dever de cuidar do espaço sócio-geográfico.

29/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário