segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Tema: "O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI" (ENEM 2012)
O Brasil sempre esteve de fronteiras abertas para receber pessoas, mas diferente mente da época da colonização, hoje não há mais escravos estrangeiros. Por ser um país em pleno desenvolvimento e livre de catástrofes ambientais graves, o Brasil já é alvo de novos fluxos migratórios nos últimos anos.
Talvez o Brasil seja hoje para vários países da América Latina o que os Estados Unidos sempre foram para o México: uma esperança de vida nova. Mas pelos problemas históricos do Brasil, o governo pode não dar conta de tantos imigrantes além da população civil.
Tal preocupação se dá em conta de que, junto com os imigrantes, podem vir sérios problemas, como os aumentos da desigualdade social, da violência e do investimento por parte do Governo Federal. Se a situação continuar assim, a desordem no país nunca terá um desfecho.
Em contrapartida, estes imigrantes, mesmo sendo a maioria com baixa qualificação profissional, colaboram com a economia local, aumentando a produção e movimentando mais dinheiro. Além disso, incentivam ações humanitárias entre as nações.
O Brasil deve, portanto, administrar melhor a entrada de imigrantes, seja qual for a nacionalidade. Ajudar na reconstrução e reestruturação dos países cujos deram origem ao fato promoveria um melhor controle das imigrações.
04/11/12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário