Desde o nascimento, qualquer pessoa começa a interagir com outras e a partir dos primeiros aprendizados, inicia-se um convívio social. Para cuidar de qualquer relação humana é necessário se ter ética, mas antes de por em prática precisamos conhecer bem a sociedade na qual vivemos.
A ética é relativa em diferentes nações, mas os principais valores morais são os mesmos no mundo inteiro. No Brasil, a ética é fundamental para um indivíduo conviver com os contrastes sociais, étnicos e religiosos existentes. A noção de certo e errado pode diferir de uma pessoa para outra, de acordo com sua criação familiar, influencia de mídia ou tribo urbana pertencente.
O sistema político e algumas doutrinas religiosas são os principais paradoxos existentes quanto à ética e valores humanos. Quando pessoas manipulam outras, contorcem a definição de ética e fazem um grupo interno contrariar uma sociedade, originando vários conflitos já vistos por todos.
Se fôssemos orientados desde cedo e se todos os idealismos fossem questionados e reciclados, a ética deixaria de ser um dever e passaria a ser um valor natural de cada ser humano. Isto é a base do respeito que deve haver na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário