Desde sempre o homem aprendeu a competir e proteger seu território, daí a origem da xenofobia. Pessoas estrangeiras geralmente são vistas como ameaça ao local aonde chegam, mas agora isso deve ser desconsiderado pela sociedade.
A xenofobia está relacionada a vários eventos históricos, principalmente na Segunda Guerra Mundial, quando Hitler e os alemães se opuseram ao povo judeu causando uma enorme tragédia. A ideia de se haver uma raça superior à outra é apenas uma desculpa, pois do ponto de vista natural, somos todos da mesma espécie. Sabe-se que essa ideologia é controversa pelo fato de um homem detestar seu semelhante que lhe parece estranho.
Para viver harmonicamente é necessário igualdade e fraternidade entre as nações. Está fora de ética uma atitude xenofóbica, pois os danos sócio-psicológicos podem ser irreversíveis. Porém, se a consciência vier de ambos as partes, o mundo não sofrerá mais com a xenofobia.
A interculturalidade vem tomando lugar de preconceitos, isso é bom para que todos conheçam o que há de bonito e feio no mundo. Ocorre também muita injustiça entre nações que se interessam apenas no comércio e turismo estrangeiros sem reconhecer seus valores humanos.
É necessário difundir o respeito pelo mundo. O próprio homem decide o que fazer com suas relações, mas se ve que até hoje se escolhe o caminho mais antiético e doloroso. Deve-se começar a mudança pela base social com auxílio da mídia global, como uma boa ideia plantada na mente de cada um para se desenvolver um mundo mais pacífico e livre.
(28/08/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário