O trabalho é uma atividade tipicamente humana, pois faz parte da rotina necessária do homem desde a pré-história até hoje e é algo que caracteriza um indivíduo como ser social. Esforço e dedicação no trabalho são precisos, entretanto não se deve chegar a ser um sacrifício ou abuso.
Desde o autônomo informal até o fixo de carteira assinada, o trabalho é considerado um exercício de humildade e perseverança. Quem trabalha merece respeito e direitos de quem colabora com a dinâmica social. A atividade laborativa contribui, na maioria dos casos, com o crescimento intelectual e com a interatividade social. Feito voluntariamente, o trabalho é muito mais eficaz na lapidação de caráter e descoberta de talentos.
Na sociedade contemporânea, a atividade laborativa vem se diversificando muito e o individual se valorizou mais que o coletivo. Mas no início, todos trabalhavam juntos para todos, com funções específicas e bem divididas por gênero e idade.
A cada dia, a procura e a conquista do primeiro emprego fica mais difícil, pois o mercado competitivo e os novos padrões pressionam o cidadão a correr contra o tempo e a não perder nenhuma oportunidade.
É bom se expressar e mostrar o melhor da nossa capacidade criativa, por isso o trabalho é essencial para beneficiar um indivíduo, um grupo ou uma nação. O ideal seria a humanização e legalização de todo o tipo de trabalho, desde que não seja corrupto, imoral ou ambientalmente prejudicial.
(29/04/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário